Translate

terça-feira, 4 de maio de 2010

meanwhile...



Enquanto o carro não fica pronto, não da pra ficar sem uma brincadeira. Essa apesar de correr bem menos, suporta fazer curvas com muito mais força G, graças ao centro de gravidade baixo e aos pneus de competição. O kart é um chassi mini BEM antigo, o q me obrigou a comprar um monte de peças novas para colocar ele em ordem. A questão de ter além do carro, um kart é bem lógica (se bem que lógica passou meio longe quando resolvi fazer, a ideia é divertir mesmo), com o kart posso arriscar muito mais nas fuçadas em busca de performance do que no carro. Além do mais, alterações nele custam bem menos (tanto dinheiro quanto trabalho).
Bom, mas se a ideia era divertir, melhor um kart ja pronto, certo? Ora, mas se eu gosto também de construir, isso não se encaixa com os planos, e outra: ja fiz, agora ja era!
O motor escolhido foi o de cg 125, eu sei que em termos de performance é BEM fraco, ainda mais se compararmos ele com qualquer outro kart mais comum que tem motores de rd135 ou mesmo com motores parilla, em qualquer um deles a potência passa dos 20cv, o que me deixa com uma desvantagem bem grande. Mas como a idéia é aprender e testar meios de ganho de performance, vamos fazer uma conta rápida: um motor de CBR1000 tem 174cv, e sendo 8 vezes maior que o motor da cg, se o motor da cg tivesse o mesmo rendimento que a cbr, deveria ter 21,75cv, o que me deixaria com um motor ate competitivo, considerando que os motores de 2 tempos tem dificuldade por ter muita potência em faixas estreitas de rotação. Conseguir isso vai ser uma tarefa quase impossível, visto as diferenças de construção dos 2 motores, o motor da cbr nasceu para render o máximo possível, e ja o da cg nasceu para ser o mais barato possível, mas com um pouco de investimento (engenharia... nada de arrombar cabeçotes, comprar um "comandão", carburadorzão e etc) no local certo, pode render os cavalos que faltam. De resto é um kart comum, exceto pelo par de borboletas atras do volante, que controlam a subida e descida de marchas.
Agora é como ele esta agora, ainda resolvendo problemas na carburação que teima em não render direito, e com escape modificado e um pvc na admissão. Pra quem vai torcer o nariz para o pvc e para o abafador, fique sabendo que essas alterações segundo o simulador de motores que tenho, permitem o motor desenvolver mais de 15cv (o resto do motor esta intocado), o que é considerável em um motor de 12 originalmente, além do que agora é tolerável aos ouvidos ficar ao lado do motor.
Para quem quiser dar uma conferida, tem videos com o 1º e 2º escape:

Cortes

Agora SIM! bom, esse é o 1º post com foto da carroceria. Eu tenho um monte, mas vou esperar ter assunto para escrever junto. A foto mostra a retirada completa do assoalho do porta-malas além da remoção da barra transversal que sustenta os amortecedores. E para que isso? Ora! para que não haja possibilidade de voltar atrás! e também porque pela nova montagem dos links, os apoios das molas originais não vai poder ser usado, então serei obrigado a refazer essa travessa, com suporte para todo o conjunto mola-amortecedor. Vai ficar bom!(eu espero).