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segunda-feira, 16 de abril de 2012

O comando (finalmente um post do motor)

Depois de tanto tempo sem postar nada aqui, voltar a escrever parece até meio estranho, masvamos voltar ao que interessa: O Opala!
Como todo Opala mexido, não é possível deixar de lado sua original característica maisdivertida: o motor.
Como ja havia pensado em mexer no motor desde o inicio do projeto, ja havia comprado um jogode tuchos da CompCams, e um kit completo de juntas da FelPro.
A preparação desse motor é bastante simples, apenas um comando de válvulas com maiorpermanencia, escape dimensionado (por mim, não estudei pra fazer meu TCC a toa)e aumentona taxa de compressão. E como por aqui nada fica no convencional, decidi projetar o meu próprio comando de válvulas e pedir para um fabricante fazer um comando conforme asespecificações que eu quisesse.
Foi aí que resolvi procurar um fabricante nacional para fazer o serviço. Seria bem mais simplesconversar, perguntar e decidir o que pedir dentro das possibilidades. Foi o que eu fiz. Fui àIndeco em São Paulo para discutir o que eles poderiam fazer, e pedi uma mistura de algunscomandos que eles fabricavam. O resultado foi um 264X282 com 113º de lobe center (só pararegistro, se não houvesse limitação, era para ser um comando com menos graduação ainda).Segundo eles o comando ficaria pronto em 1 semana. 3 semanas depois estava reclamando que ocomando não havia chegado, e me disseram que verificaram a falha e me enviariam o comando. 2dias depois o comando estava em casa. Achei muito estranho.
Esse ano finalmente consegui que um mecânico fizesse o enquadramento desse comando e lesse a graduação, e estabelecesse as folgas para utiliza-lo corretamente. E minhas desconfianças a respeito do comando se confirmaram. Ficou fora..... mas MUITO fora.... é um 285X285 com 108º de lobe center. Apesar disso não ser o único problema, cada cilindro tem uma graduação diferente, apesar de ser possível contornar esse problema usando folgas de valvulas diferentes em cada cilindro, mas isso não é o certo. Até pensei em reclamar e levar o comando de volta para a fabrica e pedir outro, mas está TÃO fora das medidas pedidas, que acho q vou simplesmente receber outro também fora das medidas.
Resumindo: apesar de tudo, o comando ainda é capaz de gerar a potência que eu queria, mas foi necessário monta-lo 1 dente atrasado. E isso mostra outro problema da graduação excessiva: a faixa de potência. Com essa configuração o motor alcança (segundo os simuladores) 277hp, o que é ótimo, o problema é que ela só ocorre entre 5500 e 6000 rpm, ou seja, em uma faixa de rotação pouquíssimo usada por esse motor onde o a rotação máxima é de 6000rpm (alguns nem arriscam 6000, ficam em 5700). Sem contar ainda o problema do excesso de contrafluxo gerado pela graduação excessiva em rotações mais baixas e o menor lobe center que aumenta o overlap, o que pode levar a um consumo de combustível maior.
Mas apesar de tudo, decidi montar esse comando mesmo assim, seguindo o enquadramento montando 1 dente atrasado, e ver como o motor se comporta, afinal 277hp são bastante respeitáveis, e espero que a injeção eletrônica que continuo desenvolvendo mantenha o consumo em níveis normais.

PS: Para quem quer saber o comando tem levante de 12mm na admissão e 11,2mm no escape (medidos na válvula), um pouco menos do que o pedido original, mas nesse ponto, foi bom, pois estressa menos o trem-de-válvulas e não prejudica o fluxo (abrir além de certo ponto, o ganho é minimo, dependendo da configuração do motor).