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quinta-feira, 8 de maio de 2014

"Novo" motor

Depois de MUITO tempo sem postar, apesar de não ter prometido pra ninguém que teria posts periódicos aqui, mas só para atualizar a situação atual do Opala. Seguem algumas fotos do trabalho feito no motor do carro, recebendo além do comando de válvulas, algumas atualizações, como um defletor no cárter pra manter a estabilidade do óleo em curvas, acelerações e freadas, e um cabeçote vindo do Omega, além de tudo isso ser montado com taxa de compressão aumentada.




A escolha do cabeçote do Omega foi óbvia, como o carro vai receber um sistema de injeção (o sistema de injeção em si fica para uma serie de postagens só para ele) os dutos individuais são essenciais para extrair o máximo do sistema, tanto em potência, quanto em consumo, além do que a afinação do sistema fica sendo muito mais direta, pois se tem certeza de quanto foi injetado em cada cilindro, e isso é sempre uma duvida nos motores de dutos geminados. Além do fato de comprei o cabeçote junto com todos os coletores, o que tornará a instalação da injeção eletrônica uma montagem de lego (assim espero).
Outra alteração para o sistema de injeção foi o distribuidor. Para que o sistema de injeção funcionasse era preciso instalar um sensor de rotação, e para isso o sistema original do ômega não ia funcionar (Até ia, mas com bem mais trabalho). A solução foi fazer eu mesmo o novo sistema. A partir de um distribuidor velho, projetei um sistema com uma roda dentada e um sensor de fase, montados juntos no corpo do distribuidor. Dessa maneira, toda adaptação se resume ao distribuidor que é uma peça pequena para levar ao torneiro além de ser possível testar em bancada, e não tenho que colocar um sensor de rotação em um lugar do motor (roda fônica) e outro lá do outro lado (sensor de fase), tudo isso fica junto dentro do distribuidor. (Também descobri que a Honda já havia feito isso no sistema de injeção dos motores da serie B (os quais eu sou fã)).


Por enquanto, é isso!