
Opa! O natal chegou mais cedo por aqui!!! Agora sim vou poder montar o meu novo eixo traseiro!!!
Ainda não comentei do eixo traseiro, apenas de como ele irá se mover, no post da Suspensão. Trata-se de um eixo Dana 44 (o mesmo usado por Mavericks, Dodges, e etc.. e põe etc, pq quase todas as caminhonetes e jipes usam ele). O modelo que eu arrumei é proveniente de um Maverick o que simplifica e muito a adaptação, ja que possuem a mesma distância entre flanges, e a mesma furação de rodas. Entretanto, como aqui nada fica no comum, tratei de conseguir um modelo com a caixa satélite com deslisamento limitado, (original da F1000).O motivo que me levou a fazer a troca do eixo é simplesmente a robustez do Dana 44 em relação ao Dana 30 original, a fim de suportar a maior potência do motor (claro que eu vou mexer, mas isso é para outro post) e também porque há a possibilidade de utilizar caixa de deslisamento limitado que o dana 30 não tem.
De posse do diferencial ja com a caixa satelite que eu queria, a relação de coroa e pinhão dele não era a mais adequada: 3,91:1. A velocidade final em 4ª marcha com os pneus 195-60-15 que eu vou utilizar, a 5500 rpm, ficaria em 163km/h, além de ficar "berrando" a 3500rpm para manter 100km/h... inaceitável para um motor de 4,1 litros!
A solução é bem simples: trocar a coroa e pinhão do diferencial por um modelo mais longo, e logo surge a relação do Maverick V8: 3,07:1 mais longo que os Dodge V8 (3,15:1) e exatamente a mesma do Opala 6cil. Perfeito! O difícil é achar a tal peça, e chegaram a me pedir R$1400,00 pela peça!

