Translate

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O comando (finalmente um post do motor)

Depois de tanto tempo sem postar nada aqui, voltar a escrever parece até meio estranho, masvamos voltar ao que interessa: O Opala!
Como todo Opala mexido, não é possível deixar de lado sua original característica maisdivertida: o motor.
Como ja havia pensado em mexer no motor desde o inicio do projeto, ja havia comprado um jogode tuchos da CompCams, e um kit completo de juntas da FelPro.
A preparação desse motor é bastante simples, apenas um comando de válvulas com maiorpermanencia, escape dimensionado (por mim, não estudei pra fazer meu TCC a toa)e aumentona taxa de compressão. E como por aqui nada fica no convencional, decidi projetar o meu próprio comando de válvulas e pedir para um fabricante fazer um comando conforme asespecificações que eu quisesse.
Foi aí que resolvi procurar um fabricante nacional para fazer o serviço. Seria bem mais simplesconversar, perguntar e decidir o que pedir dentro das possibilidades. Foi o que eu fiz. Fui àIndeco em São Paulo para discutir o que eles poderiam fazer, e pedi uma mistura de algunscomandos que eles fabricavam. O resultado foi um 264X282 com 113º de lobe center (só pararegistro, se não houvesse limitação, era para ser um comando com menos graduação ainda).Segundo eles o comando ficaria pronto em 1 semana. 3 semanas depois estava reclamando que ocomando não havia chegado, e me disseram que verificaram a falha e me enviariam o comando. 2dias depois o comando estava em casa. Achei muito estranho.
Esse ano finalmente consegui que um mecânico fizesse o enquadramento desse comando e lesse a graduação, e estabelecesse as folgas para utiliza-lo corretamente. E minhas desconfianças a respeito do comando se confirmaram. Ficou fora..... mas MUITO fora.... é um 285X285 com 108º de lobe center. Apesar disso não ser o único problema, cada cilindro tem uma graduação diferente, apesar de ser possível contornar esse problema usando folgas de valvulas diferentes em cada cilindro, mas isso não é o certo. Até pensei em reclamar e levar o comando de volta para a fabrica e pedir outro, mas está TÃO fora das medidas pedidas, que acho q vou simplesmente receber outro também fora das medidas.
Resumindo: apesar de tudo, o comando ainda é capaz de gerar a potência que eu queria, mas foi necessário monta-lo 1 dente atrasado. E isso mostra outro problema da graduação excessiva: a faixa de potência. Com essa configuração o motor alcança (segundo os simuladores) 277hp, o que é ótimo, o problema é que ela só ocorre entre 5500 e 6000 rpm, ou seja, em uma faixa de rotação pouquíssimo usada por esse motor onde o a rotação máxima é de 6000rpm (alguns nem arriscam 6000, ficam em 5700). Sem contar ainda o problema do excesso de contrafluxo gerado pela graduação excessiva em rotações mais baixas e o menor lobe center que aumenta o overlap, o que pode levar a um consumo de combustível maior.
Mas apesar de tudo, decidi montar esse comando mesmo assim, seguindo o enquadramento montando 1 dente atrasado, e ver como o motor se comporta, afinal 277hp são bastante respeitáveis, e espero que a injeção eletrônica que continuo desenvolvendo mantenha o consumo em níveis normais.

PS: Para quem quer saber o comando tem levante de 12mm na admissão e 11,2mm no escape (medidos na válvula), um pouco menos do que o pedido original, mas nesse ponto, foi bom, pois estressa menos o trem-de-válvulas e não prejudica o fluxo (abrir além de certo ponto, o ganho é minimo, dependendo da configuração do motor).

3 comentários:

  1. Caramba Pedrão! Que zica, pior que agora faz bastante tempo. Mas acho que se fosse eu devolveria lá e pediria o dinheiro de volta, apenas para dar trabalho a empresa e mostrar a insatisfação. Claro que vc ficaria sem comendo nenhum pra montar por hora, até achar um novo fabricante.
    Porém, acho que mesmo que não devolva o comando, ainda vale mandar um email reclamando do que foi recebido. Afinal, foi uma super sacanagem da loja.
    Abração
    Wurs

    ResponderExcluir
  2. Eai parceiro blz? Teria como passar seu contato para trocarmos uma ideia? Vlw falow

    ResponderExcluir