Translate

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O projeto da suspensão traseira

A alteração da suspensão traseira surgiu da necessidade de se estabilizar o eixo traseiro. Bom, como foi dito no 1º post sobre a suspensão traseira, o Opala sofre pela adaptação que foi feita pela Gm brasileira para adequar o carro às nossas estradas, gerando um eixo esterçante. Mas como já vimos no post também, esterçar o eixo pode tanto destruir a performance do carro, como também levá-lo à glória!!! (ohhhh!!!!).
Tendo isso em mente, o projeto concentrou-se em arrumar um meio de fazer o eixo esterçar, mas como no caso do Porsche e do Civic (EG6), para o lado certo. Além disso outra coisa muito importante na análise da suspensão é onde se localiza o centro de rolagem da suspensão, ou seja, se o carro inclina, significa que ele esta girando em um eixo, mas que eixo é esse? É o eixo formado pelos centros de rolagem dianteiro e traseiro. O centro de rolagem é um centro imaginário (nem tanto, pois TODO o seu chassi obedece ele) por onde a geometria da suspensão permite que o chassi gire. O chassi então inclina porque o centro de gravidade do carro fica acima do centro de rolagem, e quanto maior for a distância entre eles, mais o carro inclina. Centros de rolagem altos fazem com que o carro tenha menor tendência a inclinar (em teoria se elses ficassem na mesma altura, o carro não inclinaria, mesmo sem barras anti rolagem), entretanto, são muito difíceis de se conseguir, além de forçarem a geometria das rodas a se comportar de maneira indesejada (como a traseira do fusca, e tudo que usou sua plataforma).
Como a geometria da suspensão dianteira não será alterada, então o novo centro de rolagem da traseira simplesmente deveria ficar a uma altura mais próximo possível da altura do centro de rolagem dianteira. Isso faz com que o eixo de rolagem do carro que é a linha que une esses pontos, fique o mais horizontal possível, evitando que o chassi sofra torção por causa da discrepância entre essas alturas e inclinação do eixo de rolagem. E tudo isso resultou.... nisso:

A opção pela geometria utilizando um four link com barras anguladas, é pela simplicidade, porque o Opala já utiliza uma suspensão four link (apesar de que não assim, mas para não descaracterizar), e também pela eliminação de uma peça: a barra Panhard (que todo mundo confunde com barra estabilizadora... ela não estabiliza nada, serve para manter o eixo alinhado lateralmente). Eliminar a barra Panhard foi a solução para que o eixo não tenha movimentos laterais quando o eixo sobe e desce (sem saco pra explicar isso também hoje....).
O conceito do four link com braços angulados não é novo, aliás, é bem antigo, é a suspensão mais usada em carros de rock crawling, e monster trucks, além de haver variações onde os links angulados formam um triangulo, como no caso das suspensões dos jipes JPX ou do Corcel. Entretanto, a diferença nesse projeto fica pelo fato de que os links angulados são os inferiores (na maioria e em todos os casos citados, é o superior quem é angulado). Essa alteração é que faz o centro de rolagem traseiro ficar mais baixo, compatível com a dianteira.
Bom, tudo ótimo, certo? Errado! As barras inferiores anguladas geram um problema bem sério, que é simplesmente a falta de lugar para as molas! Como essas barras foram anguladas para o centro do eixo, simplesmente não há mais onde colocar a mola nas barras, o que leva a outra alteração: a realocação das molas, e para isso foi feita a retirada da viga estrutural que suportava os amortecedores, ela será substituída por uma nova viga em U que terá função de estruturar o chassi e irá receber um novo conjunto de mola e amortecedor do tipo “coil over” com rosca para ajustes, eu disse AJUSTES, não pra levantar e baixar.... elas não foram feitas pra isso por MAIS q o vendedor e os fabricantes brasileiros digam.

3 comentários:

  1. Aeee Pedrão!!! Retomou o Blog, Maravilha!!
    Caramba meu, que super aula este seu post. Está de parabéns pelo trabalho. Quero ver este Opalão queimando o Chão Logo. Grande abraço.
    Wurs

    ResponderExcluir
  2. um satchell link... como ficam as forças quando tu acelera forte, não seria melhor ter os links inferiores paralelos às longarinas? To acompanhando teu blog pois to fazendo praticamente o mesmo com o meu 72... vamos trocar umas idéias! Eu to pensando em fazer um watts link...

    ResponderExcluir
  3. Olá, Pedro.
    Estava coletando informações a respeito de suspensões trazeiras de eixo rígido e me deparei com seu blog.
    Interessante.
    Pretendo contruir algo assim para o meu Maverick.
    Podemos, se vc quiser, trocar "figurinhas"?
    Mas por e-mail, pois o papo pode ser extenso.
    adautoperson@ig.com.br
    Abraço.

    ResponderExcluir