Agora é hora do tópico que talvez seja o mais controverso do blog. Afinal de contas se eu optei por um opala, e vou modificar toda a mecânica, então era pra ficar com o visual clássico, certo? Pois é, não. Apesar de gostar muito do visual do Opala (só o cupê), o que eu quero é um esportivo que faça tudo muito bem, e claro, tem a graça de ter sido feito por mim.Mas, para alívio dos puristas, as alterações são mínimas, afinal de contas, eu também não quero descaracterizar o carro.
A melhoria aerodinâmica, além de permitir uma velocidade final mais alta, serve também para que o carro consuma menos combustível. A teoria é bem fácil: se o carro corta de maneira mais eficiente o ar, faz menos força para vencer essa resistência, então para manter a mesma velocidade, será necessário acelerar menos do que era preciso antes, economizando combustível. Simples assim!
Além também da melhora do coeficiente de arrasto, um carro esportivo deve manter-se sob controle em altas velocidades, e é um fato conhecido que qualquer carro (a exceção dos superesportivos) gera mais ou menos sustentação aerodinâmica (qualquer pessoa que já ultrapassou 160km/h e tem um mínimo de “feeling” ao dirigir, sabe do que se trata), o carro fica “leve”, e fica mesmo, literalmente. O ar passando embaixo do carro onde há muitas formas e reentrâncias, tende a sustentar ele, reduzindo o contato dos pneus com o asfalto. Carros mais bem estudados tem menor sustentação, mas não se iluda, ela esta lá!
Bom, vamos ao plano que comecei a colocar em pratica: Decidi primeiramente, e mais obviamente, fazer o que todas as montadoras já fizeram em todos os carros: retirei a calha ao redor dos vidros do carro! Isso reduz o desvio que o ar tem de fazer para contornar o carro principalmente na região nas colunas do para brisa e no vidros traseiros onde o ar tem que contornar o ar e se manter o mais próximo possível do carro como mostra a figura (sim, eu fiz no paint).
Depois, retirei todos os frisos do carro, mas na verdade, essa foi uma alteração estética, principalmente o nojento friso lateral que faz as linhas laterais parecerem mais retas do que são e disfarçando a elevação da “linha de cintura” do carro em cima das rodas traseiras. Também estética, é a alteração do retrovisor que será trocado pelo dos antigos SS, lindo, e com formato mais aerodinâmico (já comprado hehe). E para finalizar as alterações estéticas e funcionais, o carro perderá as bordas laterais dos parachoques que além de aumentarem a área de arrasto, os traseiros funcionam como verdadeiros paraquedas!
Agora as partes mais duras, e que ainda não foram feitas, são as alterações finais, onde o carro irá receber 2 peças: um spoiler dianteiro e outro na traseira. O spoiler dianteiro tem função bastante óbvia: reduzir a quantidade de ar que passa embaixo do carro, reduzindo tanto o arrasto quanto a sustentação no eixo dianteiro. Já o spoiler traseiro, apesar de ter função óbvia de reduzir a sustentação traseira, dependendo de seu formato e tamanho pode servir para estabilizar o fluxo de ar na traseira do carro, reduzindo também o arrasto, apesar de termos a tendência de imaginar que essa peça sempre gere mais arrasto.
É só!, e olha que dessa vez eu queria escrever um tópico pequeno, mas pelo menos serve como a 1ª postagem com fotos atuais do carro.
Meu!! Muito bacana os gráficos, dá um noção legal.
ResponderExcluirVi que você adicionou o Link do Hemipanter. Caramba!! Que ignorância de carro, tinha visto a muito tempo atrás, mas nem lembrava. E o cara faz tudo. Impressionante.
Grande Abraço
Wurs
Legal cara mas o Calibra já vem com essas traquitanas que vc tá querendo fazer e o carro é muito bonito, acredito que Opala não tenha nascido para essas treconologias que vc está colocando haja visto o visual conservador setenta/oitentista. Estou vendo que está reinventando a roda e da mesma forma que os homens-da-caverna (no bate-pedra de acerto e erro). Deixa ele original e vende, parte pra outro carro, bigorna é só pra quem gosta (eu gosto).
ResponderExcluirO carro é seu e vc faz o que quiser mas depois não fala que ninguém avisou que vai ficar feio pra caralho, depois se arrepende e vende pro primeiro catador de reciclagem...
(opinião é como bunda, cada um tem a sua.)
Quem sabe, faz, quem não.... compra dos outros...
ResponderExcluirDiscordo totalmente do Virgiliobr. O fato de o Opala nao ter nascido para tais atributos, algo que qualquer um com o minimo de experiencia ja sabe, eh que vai impressionar quando for surpreendido com esse "setenta/oitentista" pedindo passagem ou te cortando numa curva em alta velocidade! E mais uma coisa: existira 1 e somente 1 no mundo todo.
ResponderExcluirUm sonho construido pelas proprias maos vale mais do que o encomendado, que por sua vez, mais do que o comprado.
Boa sorte Pedrao!
Ives
Cara gostei muito do teu projeto, comprei um 79 2portas e quero fazer algumas modificações no estilo das suas, que melhorem o comportamento do carro, só porque o projeto é velho não quer dizer que você não deva melhorá-lo se é o que você quer faça. Já tem alguma foto do teu com essas modificações prontas?
ResponderExcluirPedro, tudo certo ? como vai o projeto do Opala ?
ResponderExcluir