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sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ACHE O CG

Qualquer um que quer ser minimamente sério projetando um carro, moto, bicicleta, ou qualquer coisa desse tipo vai, e eu disse VAI ter que descobrir (no caso de algo já feito) ou estipular onde está o centro de gravidade (ou centro de massa) do veiculo. E por CG eu nem ainda comentei sobre momento de inércia, pq isso fica para outra discussão.
Porque é tão importante?
Ora, é porque é de lá que vem todas as forças que atuam no carro (estou tomando o carro como exemplo pq é sobre isso que o site trata: MEU carro)!
Vamos a um exemplo: Imagine o carro acelerando. Ao acelerar, o carro “joga peso para trás”. Isso é o efeito da inércia, inércia da massa do carro que não quer sair do lugar. Ao acelerar a massa do carro para frente, por inércia ela responde então com uma força igual, mas de sentido oposto (f=m*a). Como o CG tem uma altura em relação ao chão e o carro apoia essa massa por 2 rodas (visto lateralmente), isso faz com que surja uma força vertical de cima para baixo na roda traseira, o que faz a suspensão comprimir, e uma força de baixo para cima na dianteira, que faz o exato oposto. (não vou descrever os cálculos, são chatos, mas é física e geometria do colegial, mas para nota, quanto menor o entreeixos e mais alto o cg, maior o efeito).
Mas oq isso tem a ver?
Se vc só quer dirigir o carro, nada. Mas se vc for alterar ele ou construir um, é fundamental!
Seguindo o exemplo do carro acelerando, se ele for um carro de tração traseira, o efeito é benéfico! Porque quanto mais transferência de peso houver, mais força estará sobre os pneus traseiros e consequentemente mais atrito (força de atrito... lá da escola), e se há mais atrito, é possível colocar mais potência sem perder aderência! SHOW! Ou.... até ele virar (e isso acontece direto com as motos). Então é trabalho do engenheiro que esta projetando, colocar o CG em relação às rodas de maneira que se consiga o máximo de aderência, sem que ele vire para trás.
No caso de um carro de tração dianteira, o efeito é péssimo, pois retira aderência das rodas de tração, então o efeito deve ser reduzido ao máximo (para os donos de carros de arrancada, o recado esta dado: erguer a traseira de um tração dianteira.... provavelmente não esta te dando vantagem (pelo menos do ponto de vista do CG).
É isso!

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