Qualquer um
que quer ser minimamente sério projetando um carro, moto, bicicleta, ou
qualquer coisa desse tipo vai, e eu disse VAI ter que descobrir (no caso de
algo já feito) ou estipular onde está o centro de gravidade (ou centro de
massa) do veiculo. E por CG eu nem ainda comentei sobre momento de inércia, pq
isso fica para outra discussão.
Porque é
tão importante?
Ora, é
porque é de lá que vem todas as forças que atuam no carro (estou tomando o
carro como exemplo pq é sobre isso que o site trata: MEU carro)!
Vamos a um
exemplo: Imagine o carro acelerando. Ao acelerar, o carro “joga peso para
trás”. Isso é o efeito da inércia, inércia da massa do carro que não quer sair
do lugar. Ao acelerar a massa do carro para frente, por inércia ela responde
então com uma força igual, mas de sentido oposto (f=m*a). Como o CG tem uma altura
em relação ao chão e o carro apoia essa massa por 2 rodas (visto lateralmente),
isso faz com que surja uma força vertical de cima para baixo na roda traseira,
o que faz a suspensão comprimir, e uma força de baixo para cima na dianteira,
que faz o exato oposto. (não vou descrever os cálculos, são chatos, mas é
física e geometria do colegial, mas para nota, quanto menor o entreeixos e mais
alto o cg, maior o efeito).
Mas oq isso
tem a ver?
Se vc só
quer dirigir o carro, nada. Mas se vc for alterar ele ou construir um, é
fundamental!
Seguindo o
exemplo do carro acelerando, se ele for um carro de tração traseira, o efeito é
benéfico! Porque quanto mais transferência de peso houver, mais força estará
sobre os pneus traseiros e consequentemente mais atrito (força de atrito... lá
da escola), e se há mais atrito, é possível colocar mais potência sem perder
aderência! SHOW! Ou.... até ele virar (e isso acontece direto com as motos).
Então é trabalho do engenheiro que esta projetando, colocar o CG em relação às
rodas de maneira que se consiga o máximo de aderência, sem que ele vire para
trás.
No caso de
um carro de tração dianteira, o efeito é péssimo, pois retira aderência das
rodas de tração, então o efeito deve ser reduzido ao máximo (para os donos de
carros de arrancada, o recado esta dado: erguer a traseira de um tração
dianteira.... provavelmente não esta te dando vantagem (pelo menos do ponto de
vista do CG).
É isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário