Já a algum
tempo ando projetando e fazendo o sistema de injeção eletrônica do Opala. Como
já disse antes no post sobre o kart, o sistema é uma evolução do que foi
desenvolvido no lá. Então vamos a uma pequena(essa é boa!) introdução:
Há 3 tipos
de funcionamento básico para o sistema de injeção: “speed-density”
(velocidade-densidade), “mass flow” (vazão em massa), e “alpha-N”.
-speed-density:
faz o cálculo da quantidade de
combustível com base em uma tabela armazenada na memória da central eletrônica
cujos eixos são a velocidade do motor, e a pressão do ar de entrada no motor,
dai o nome do sistema: velocidade(do motor) e densidade (do ar).
-mass flow:
utiliza um sensor de vazão mássica de ar conectado a entrada de ar do motor,
enviando à central diretamente a informação da quantidade de ar aspirada pelo
motor, e também com a rotação do motor, é possível calcular a quantidade de combustível
requerida.
-alpha-N: é um método de cálculos que até o momento da
pesquisa só era encontrado em motocicletas de alto desempenho, e foi proposto
em vista da necessidade de respostas mais rápidas do sistema de injeção, e
funciona da mesma maneira que o sistema “speed-density” com uma tabela
armazenada na memoria, entretanto, os eixos são alpha (percentual de abertura
da borboleta de aceleração), e N (rotação do motor).
Em todos os
sistemas, transientes, e outras variáveis como temperatura do motor, leitura
das sondas e outros sensores são tratados como correções em relação ao calculo
principal, havendo inúmeras variações de métodos e funcionamentos.
Bom, para
instalar o sistema no Opala, a primeira coisa de que precisei foi colocar um
sensor de rotação, já que o motor original não dispõe de um. Optei por fazer
toda a adaptação dentro do distribuidor, e isso vc pode ver aqui!
O sistema
no caso utiliza um tipo de configuração speed-density, mas com algumas
diferenças a respeito de como os mapas são utilizados, além de que ela é
auto-adaptativa, o que significa que não haverá nenhum post a respeito de como
esta a injeção do motor, pois isso é feito automaticamente pelo programa. (não
haverá comentários sobre o funcionamento especifico dessa parte pois isso é
segredo comercial, apesar de a empresa que tem os direitos não ter lançado
produto, isso não vem ao caso).
O Hardware:
Para o
sistema de injeção (qualquer que seja) funcionar, há algumas coisas que ele
precisa ter, e vou colocar aqui como qualquer um poderia fazer, ou seja é um
“DIY Fuel Injection”.
Seguindo o
caminho que o combustível tem que percorrer do tanque até finalmente explodir
no motor, o combustível precisa ser bombeado por uma bomba de combustível que
deve conseguir manter uma certa vazão (requerida pelo sistema) a uma pressão
regulada (geralmente 3bar). Aqui uma dica importante: Não importa se uma bomba
suporta até 12-18bar ou qq coisa, o que interessa é quanto de vazão ela
consegue na pressão de trabalho, por exemplo, a 3bar.
Para
regular essa pressão é necessário um regulador de pressão, ou chamado de vez em
quando de dosador, mas é a mesma coisa. Todo carro tem, mesmo os sistemas sem
retorno, a diferença é que nos sistemas sem retorno ele fica instalado no
tanque. Ele funciona ligado a linha de pressão da bomba, e quando a pressão
atinge o valor para o qual ele foi especificado para regular a pressão, ele
permite que o excesso de combustível retorne ao tanque. Simples assim. Há casos
onde ele é regulável, mas o funcionamento é o mesmo.
Com a linha
de combustível regulada, ela pode chegar ao bico injetor, que é quem realmente
controla o combustível que vai para o motor. Ao contrario do que muita gente
pensa o bico não consegue abrir muito nem pouco, ou ele abre ou não. Então a
injeção vai controlar simplesmente o quanto de tempo ela quer que o bico fique
aberto. Só isso!
Funciona
assim: Com base nos sensores e nos dados armazenados na injeção, ela sabe
quanto de combustível o motor vai precisar a cada momento. Para injetar a
quantidade desejada, a injeção sabe que o bico injetor instalado tem vazão X quando
regulado a pressão Y. Então ela calcula quanto tempo esse bico tem que ficar
aberto para que ele jogue no motor a quantidade desejada de combustível. Por
isso é tão importante manter a pressão na linha estável, porque de ouro jeito,
a central não tem como saber a vazão do bico.
É isso!
Fala Pedro, tudo certo cara? também sou engenheiro mecânico, e assim como vc, fissurado em carros... me add no facebook, acho que teremos muitas idéias para trocar!! https://www.facebook.com/brunocesardecarvalhotavares
ResponderExcluirEstou acompanhando realmente muito esperançoso quanto a esse projeto. Quero ver o final dele e espero ver um opalão arrancando alinhado igual um laser...kkkkk, pois umas da coisas que mais queria ver é um opala arrancar forte sem o defeito da suspensão traseira. Sussesso meu amigo.
ResponderExcluirEstou acompanhando realmente muito esperançoso quanto a esse projeto. Quero ver o final dele e espero ver um opalão arrancando alinhado igual um laser...kkkkk, pois umas da coisas que mais queria ver é um opala arrancar forte sem o defeito da suspensão traseira. Sussesso meu amigo.
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