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sábado, 2 de maio de 2009

Modificações

Depois de andar com o carro por um tempo, algumas coisas começaram a me irritar no carro. Não eram defeitos propriamente, mas a suspensão excessivamente macia, e a imprecisão da direção incomodavam nas viagens, tentei usar amortecedores pressurizados, mandei recondicionar a caixa (que realmente voltou sem folgas), mas nada fazia o carro ficar "na mão". Outro ponto que me incomodava era o carburador: ou voçê era super progressivo na aceleração ou tinha que esperar uma "engasgada" ate que o motor acordasse e saisse queimando pneu. Como sou "novo" (mais de 23 e menos de 25 anos) não conheço como é o comportamento que esse carro tem quando zero quilmetro pra saber se o problema esta no meu carro, se é do projeto dele, ou se eu que sou chato mesmo.


De qualquer forma, o fato é que eu conhecia o comportamento de carros atuais como Palios, 206, Marea, Eclipse, Omega, Civic, e outros; e sabia que o meu devia em estabilidade para todos eles. Fora o fato de que em todos eles é possivel pisar no acelerador, e o carro não reclama!


O defeito na aceleração eu assumo que era uma questão de acertar melhor o carburador, apesar de vários mecanicos e eu termos tentado várias vezes, mas como não costumo seguir o caminho de todo mundo e comprar outro carburador, ou mesmo comprar uma dessas injeções eletronicas programáveis, resolvi desenvolver e projetar uma injeção eletronica do zero! Projeto esse que me rendeu meu emprego, mas isso é outro assunto. E pra quem não acredita, ela ja funciona, porém, não no motor do Opala, mas agora é só uma questão de tempo (além de ter que conseguir um cabeçote do Omega 4.1).


Provando de vez que não sigo o caminho da maioria, as modificações no carro começaram pelo caminho oposto do que é normal: pelos freios. Como a ideia é fazer um carro esportivo que faça tudo bem (acelere, freie, curve) sem abrir mão do conforto (eu disse esportivo, não carro de corridas), não vou partir para freios gigantes Brembo ou Wilwood, decidi fazer uma adaptação com peças ja existentes em outros carros de linha aqui no Brasil o que barateou e muito a adaptação, e na questão da performance, nada que uma boa pesquisa não resolva.

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