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sábado, 2 de maio de 2009

Freios Dianteiros



A solução na dianteira (a traseira nem começou ainda) veio com o uso do sistema de freios do Omega (apenas das versões 3.0 e 4.1) que é constituido de uma pinça comum, mas de discos de 296mm de diametro e 28mm de espessura (só para efeito de comparação um 350Z utiliza freios de mesmo diametro na dianteira, porém mais estreitos o que me da uma vantagem em refrigeração).


A desvantagem do sistema fica por conta do peso não suspenso que aumentou por causa dos novos componentes, espero resolver parte do problema istalando pinças de aluminio no futuro (beeem futuro). Mas como quero participar de eventos como track-day entre outros, quero ter um freio livre de superaquecimento (ou pelo menos que ele demore a acontecer).


Essa adaptação foi feita usinando o cubo original do Opala e fazendo uma face na parte interna, e abrindo 5 furos com a furação original do Omega. O disco de freio tem o furo central alargado para ser montado por dentro do cubo (exatamente como era feito nos Opalas com disco de freio sólido na dianteira).
Como da pra ver, a pinça do Omega teve que ser instalada do lado contrario do original através de uma chapa soldada na manga e gabaritada para tudo ficar alinhado e funcionar perfeitamente.
O melhor de tudo desse conjunto é que apesar de todo o tamanho, ele ainda cabe dentro de rodas aro 15, cujos pneus não são tão caros.

13 comentários:

  1. Aêê,quero ver se a barca não pára!
    Põe fotos do carro inteiro, quero ver
    Abraço!
    Roberto

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  2. Vc já viu as pontas de eixo dos opalas antigos que os bracinhos eram parafusados, e se trocar a posição delas e inverter os bracinhos, ficaria algo sem soldas e original.

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  3. Amigo, a pinça não pegou na barra estabilizadora e nas bieletas?

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  4. sim, pega sim. mas o projeto envolve refazer a suspensão dianteira. Ainda não postei sobre isso.

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  5. Estou fazendo o mesmo, mas quero colocar a pinça no local original, sem solda, fazendo um suporte de chapa parafusado no local original e a pinça parafusada na chapa, parecido com isso mas com disco e pinça do omega junto com o ABS, pois comprei um omega inteiro pra desmanchar e colocar no meu PUMA GTB S2 que usa suspensao dianteira do opala: http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=28341

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  6. O projeto dessa suspensão acabou ficando mais para frente por estar com dificuldades de terminar a funilaria e motor. Decidi montar uma suspensão apenas com molas e amortecedores especiais e freios originais, enquanto monto outra, com os freios adaptados para montar tudo de uma vez.

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  7. No meu eu fiz assim, torneei o cubo e coloquei o disco pela frente como no omega mesmo, tapei os furos originais da manga de eixo com uma uma barra de aço 1045 torneada e feito rosca igual ao do furo e depois soldada por trás pra não desrosquear, foi refeito o furo na manga com as medidas de rosca e diametro do cavalete do omega, foi fresado o cavalete para chegar na medida do centro do disco. Falta agora tornear o cubo pra instalar a cremalheira do ABS e fazer um suporte para o sensor. O conjunto ficou perfeito, não pega nas bandejas ao esterçar a roda pra ambos os lados nem na roda aro 15.

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  8. Segue link do vídeo de como ficou: https://www.youtube.com/watch?v=hzNZY2tcI7s

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  9. Gostei muito da adaptação! ficou ótimo! e bem mais simples que a minha. Valeu pela dica! Se bobear, vou refazer igual! Valeu!

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  10. http://gmecanictec.blogspot.com.br/ > estou com poblema no alternado barra fusivel da falha e a luz apaga e a bateria descarrega sempre e não carrega....

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  11. Se puder me ajudar: supondo que o offset do Opala original seja +25mm (eu não sei qual o valor, então usarei esse). Se na dianteira fossem trocados o disco e o cubo de freio por outros 10mm mais curtos, isso posicionaria as rodas 10mm 'mais pra dentro' em direção ao eixo longitudinal do carro (bitola dianteira ficaria reduzida). Com esse novo freio, uma roda com offset +15mm (10mm a menos que a inicial) voltaria as rodas para a posição original (bitola voltou ao valor original). Pergunta: isso significa que a geometria da suspensão não foi alterada? Ou eu estou deixando passar algum detalhe? Esse novo freio e offset +15 alterariam os esforços nos rolamentos, mangas de eixo e não sei mais o quê, ou ficaria tudo como inicialmente? Pergunto pois eu gosto do visual que rodas com offset mais baixo propiciam, além de que há vários carros novos com discos de freio maiores que eu poderia adaptar no Opala. Porém, não queria abrir mão da segurança (quebrar componentes da suspensão).

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  12. Muito bom... gostei das ideias. Mas não consegui mais acessar o video que o rapaz mencionou... estou querendo usar o disco e pinças da ranger 2006... mas quero ver mais ideias hehehe

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